Arouca

Isto não tem corrido como planeado, sou perita em não cumprir coisas planeadas 😜. Acho que sou uma "Tidoptimist", demasiado optimista com o tempo que tenho disponível para fazer as coisas, que claramente não tenho. Mas espero apenas ter adiado, porque quero manter os objectivos e manter-me activa em várias vertentes. Mantenho a minha vontade e objectivo de visitar os 309 concelhos de Portugal! Claro que não será tudo num ano, vou planeando um dia aqui outro ali e aos poucos e cumulativamente vou conseguindo cumprir e trazer também para aqui tais pequenas aventuras e descobertas, para que venham descobrir comigo e para que a vontade de ir e conhecer o nosso país seja partilhada com mais pessoas.

Claro que já visitei vários concelhos ao longo da minha vida. E vivo num também! Mas não os explorei neste contexto, e na vontade de os conhecer e de levar comigo a experiência, fotografar, filmar... Neste contexto o primeiro em que fiz um pouco disso foi em Arouca. Não foi uma reportagem "perfeita", mas espero aos poucos ir melhorando, com a experiência também. 

Num belo fim de semana, debaixo de lindo sol de Inverno, fui a Arouca, mais com o objectivo de percorrer os famosos Passadiços do Paiva. E já que lá tínhamos ido fazer o percurso, aproveitamos para visitar a cidade de Arouca. Várias coisas ficaram por ver, porque fomos com o objectivo de fazer os passadiços e não o restante, mas do que vi, deixo uma pequena reportagem visual dos locais por onde passei.

Informações gerais de Arouca:
  1. Tem 16 Freguesias (lvarenga - Arouca e Burgo - Cabreiros e Albergaria da Serra - Canelas e Espiunca - Chave - Covêlo de Paivó e Janarde - Escariz - Fermêdo - Mansores - Moldes - Rossas - Santa Eulália - São Miguel do Mato - Tropêço - Urrô - Várzea)
  2. Tem cerca de 22000 habitantes
  3. Dia da cidade - 2 de Maio
  4. Distrito de Aveiro












O 1º local visitado foram os Passadiços do Paiva. Com um percurso de cerca de 8,7 quilómetros, que se pode fazer só de ida e voltar de taxi (que foi o que fizemos), ou ir e voltar percorrendo 16km a pé.
Tem 2 formas de começar o percurso. Ou se sobe a pique as escadas de madeira no início, do lado da praia, e depois se continua a descer gradualmente até ao fim (o que nós fizemos), ou se vem pelo lado oposto, subindo a maioria do tempo gradualmente, e no fim tem a descida a pique que leva à praia.

Avisos práticos:

  • Não recomendam ir no Verão, torna-se muito cansativo e apanha-se muito sol, o que torna o percurso mais penoso. Aconselham antes ir à praia fluvial nesse período, que tem das águas mais quentes do país. Se forem à praia fluvial, têm de chegar muito cedo (antes das 9h), porque a praia fluvial fica lotada!
  • Se não fazem desporto regularmente, nos dias seguintes vão ficar com imensas dores nos gémeos e vão ter dificuldade em descer escadas 😅
  • Levar comida e água para o percurso
  • Contar com algumas horas de passeio, por isso o mais conveniente é começar de manhã cedo, por volta das 9h.

Agora, finalmente apresento as minhas imagens do passeio, com muito pouca experiência como fotógrafa, mas cheia de vontade de melhorar esse aspecto:
























Após os passadiços, fomos almoçar (a meio da tarde) ao centro da Cidade de Arouca:





Claro que ficou muita coisa por ver, mas dá para ter uma (pequena) ideia.
Pode ser que futuramente, por outro motivo, vá novamente a Arouca e actualize esta publicação 😉
O próximo capítulo, à partida será o concelho de Tondela. Mas como nada sai como planeado, let's wait and see.

Obrigada!

Comentários

Mensagens populares